Plano de Manejo de Atrativo de Jardim é publicado em revista especializada

O 4º volume da Revista Científica Tourism and Karst Areas- obra da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), traz em suas páginas o artigo “Turismo em Unidades de Conservação: Resultados do Plano de Manejo da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata – Jardim MS”.

Escrito por Luiza Spengler Coelho (Diretora de Sustentabilidade do passeio), Maria Carolina Moron Urt e Samuel Duleba e Vinicius Batistelli Lemos, o texto faz menção à criação do Plano de Manejo*.

Confira o resumo do artigo:

“O Recanto Ecológico Rio da Prata é um atrativo de ecoturismo localizado na cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul, a atividade turística acontece dentro da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, categoria de unidade de conservação privada, que permite proteção perpétua de uma área natural.

O Plano de Manejo da Reserva foi concluído em 2006, realizado por um grupo de oito pesquisadores, e contempla todos os aspectos ambientais da RPPN e as diretrizes para o uso turístico e conservação. Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais resultados do plano de manejo da RPPN em questão, norteando-se em dois métodos, um deles de caráter bibliográfico, com o intuito de contextualizar o trabalho buscando apresentar fatores que incentivem ações semelhantes, principalmente em áreas de interesse turístico; o outro priorizou apresentar os dados de maior relevância, e interesse obtidos na elaboração do plano, além das ações propostas e suas aplicações na prática.

Entre os resultados do Plano está a elaboração do zoneamento ambiental, que facilitou o planejamento e gestão consciente da zona de visitação, além de evidenciar áreas para reflorestamento e recuperação, e a definição das normas de uso de cada zona, delimitando o acesso e a utilização”.

Leia o artigo na íntegra no link abaixo:

http://www.cavernas.org.br/tka_v4_n2.asp

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>