Plano de Manejo do Buraco das Araras é aprovado

A RPPN Buracos as Araras, localizada no município de Jardim (MS), por meio da Portaria nº 67, de 27 de agosto de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 31 de agosto de 2010, Seção 1, acaba de ter o seu plano de manejo aprovado.

O Plano de Manejo é um documento de planejamento onde são definidas as linhas básicas de funcionamento da reserva, ou seja, o documento deve abordar todos os aspectos referentes à RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – , desde a legislação sobre as atividades desenvolvidas até as normas que deverão ser seguidas dentro da reservas. Esse documento orienta o proprietário na administração e no gerenciamento de toda a área.

Com 100 metros de profundidade e um lago ao fundo, o “Buraco das Araras” como é nacionalmente conhecido, é um local de reprodução de aves, especialmente, a arara-vermelha (Ara clorotera), espécie que está entre as mais visadas pelo tráfico de animais silvestres. A reserva é representativa do bioma Cerrado, com vegetação formada por espécies como o angico preto, sucupira preta, pequi, murici, bocaiúva, pau terra, vinhático, guavira, caju anão, marolo (araticum do cerrado), barbatimão e a mangaba.

Em Mato Grosso do Sul, a contar com o Plano de Manejo da RPPN Buraco das Araras, três reservas possuem seus estudos aprovados. São elas: RPPN Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata) e RPPN São Geraldo. 

O órgão ambiental (IMASUL-GUC) está analisando o estudo de outras seis reservas.  Para ser acesso ao plano de manejo da RPPN Buraco das Araras, acesse: http://www.repams.org.br/biblioteca.php?cod=94 

Com informações Repams

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>