Plantas do Pantanal são utilizadas durante oficina em Brasília

A Embrapa está realizando, entre os dias 23 de abril a 02 de maio, a sétima edição da feira  “Ciência para a vida”, em Brasília, onde estão sendo apresentadas cerca de 200 tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida no campo e na cidade e que estão sendo desenvolvidas nas diversas Unidades da instituição.

Entre as atividades oferecidas durante o evento está a “Oficina de Extração de Óleos essenciais e Plantas Medicinais”, ministrada pelo pesquisador Aurélio Vinicius Borsato, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS).

Durante a oficina os alunos puderam aprender mais sobre algumas espécies que vem sendo exploradas no mercado de óleos essenciais – mistura de compostos orgânicos voláteis do metabolismo secundário de plantas chamadas de aromáticas – e que vem sendo utilizados para fins de perfumaria, cosméticos, medicinais e alimentícios.

Os participantes aprenderam, também,  a  extrair o óleo essencial das plantas pelo método de “hidrodestilação”, utilizando o aparelho do tipo Clevenger, além de trocar experiências sobre os  principais cuidados no manuseio das plantas, principalmente, durante os processos de colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento e processamento.

Há 10 anos trabalhando com extração de óleos essenciais, este ano, o pesquisador deu inicio as pesquisas da técnica com plantas da região do Pantanal. Estudos sobre a produção e composição dos óleos essenciais de plantas medicinais, aromáticas, condimentares, apícolas e ornamentais também estão sendo desenvolvidas na Unidade.

O “Ciência para a Vida” ocorre na Sede da Embrapa e a  expectativa é de que aproximadamente 70 mil pessoas visitem o evento este ano, aproximando, ainda mais, o visitante às pesquisas desenvolvidas na instituição.

Com informações Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>