Polícia Militar Ambiental realiza Semana das Águas em Bonito

O Núcleo de Educação Ambiental da PMA de Campo Grande, juntamente com a unidade da PMA de Bonito realizarão atividades de Educação Ambiental no município de Bonito, durante a Semana da Água (22 de março, dia internacional da água) e da Polícia Militar Ambiental (aniversário de 21 anos da PMA), nos dias 17, 18 e 19 de março.

Serão desenvolvidas diversas atividades de Educação Ambiental com 1400 alunos das escolas Estaduais e Municipais de Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal Bonito, a empresa de energia PANTANAL ENERGÉTICA, IBAMA, Comitê da Bacia do Rio Miranda e Museu de História Natural de Bonito, espaço onde se desenvolverão as atividades.

Serão realizadas as seguintes atividades: plantio de mudas nativas no pátio museu, com palestra sobre flora (desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento…), reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos, visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, sala de vídeos ecológicos (sobre Pantanal, degradação do solo, poluição atmosférica e da água, tráfico de animais silvestres, montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta, apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, montagem artificial de um ambiente de incêndio florestal, com palestras sobre os problemas relacionados ao fogo (atividade coordenada pelo IBAMA).

Haverá também uma exposição de “banners” sobre o aniversário dos 21 anos da Polícia Militar Ambiental, que ocorrerá no dia 19 de março. Além disso, serão distribuídos “folders” educativos com temáticas ambientais, ressaltando o tema água, mas também sobre pesca, desmatamentos, resíduos sólidos, incêndios florestais e desmatamentos (modelo do “folder”, em anexo).

Todas as unidades do Estado estarão desenvolvendo palestras em escolas ou recebendo alunos nas dependências dos quartéis. O evento marca ainda, o início das atividades do Núcleo de Educação Ambiental da PMA de Campo Grande em 2008, que no ano passado atendeu 13.328 alunos, média esta, que tem sido mantida, desde o ano de 2000.

Em comemoração aos 21 anos, a PMA realizará também no dia 19 de março (quarta feira), às 09h30min, uma solenidade militar, no quartel da Polícia Militar Ambiental de Campo Grande (Av. Mato Grosso s/n – Parque das Nações Indígenas) com participação do Governador, Secretário de Justiça e Segurança Pública, Secretário de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Comandante Geral da Polícia Militar e várias outras autoridades.

 


Fonte: Corumbá Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>