Ponto de mergulho em Jardim-MS pode ser reaberto em 2009

De 12 a 31 de agosto a Lagoa Misteriosa, localizada na região de Bonito e Jardim-MS, recebe a expedição de mapeamento como parte do processo de aprovação do plano de manejo, seguindo a exigência do CECAV – Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas – órgão do IBAMA. O objetivo da expedição é explorar e calcular a topografia da Lagoa que fica dentro de uma caverna em formato de fenda.

Ao todo são 13 mergulhadores qualificados para a especialidade de mergulho em caverna, sob a supervisão do mergulhador Tuta Barroco, que trabalha na modalidade desde 1995. Para realizar o trabalho, a equipe conta com um arsenal variado de equipamentos, que vão desde roupas secas até dispositivos para mistura de gases em cilindro. Segundo Tuta, o mapeamento está sendo feito até uma profundidade de 70 metros, mas não possuem estimativa da profundidade total da caverna. O mergulhador de caverna Gilberto Menezes atingiu a profundidade máxima de 220 metros.

Através de um cabo preso em um flutuador mantido na superfície, os mergulhadores responsáveis pelo mapeamento conseguem nomear bases a cada cinco metros de profundidade para caracterizar a caverna. Através de um programa de computador, os dados conseguem construir o esqueleto do local, uma espécie de mapa que mostra medidas de profundidade, largura e formato.

A Lagoa Misteriosa é um dos pontos mais tradicionais de mergulho no país. Para Tuta, o diferencial do lugar em relação a outros atrativos está na visibilidade da água, que permanece cristalina praticamente durante o ano todo. Além disso, o fato de ser uma caverna vertical permite que os mergulhadores avancem em profundidades maiores. Em espaços de mergulho aberto, como em mares, por exemplo, a visibilidade nem sempre é satisfatória.

Após o mapeamento, a Lagoa Misteriosa passará pelo processo de aprovação de termos de licença e obras de infra-estrutura até a sua abertura para visitação. Tuta Barroco esclarece que o passeio possui o objetivo de atingir todos os tipos de públicos, desde mergulhadores experientes com qualificação avançada até turistas leigos. Como parte da expedição, a equipe ainda fará sugestões de modalidades de passeios dentro da Lagoa, como a flutuação e o mergulho livre com snorkel. “Sem dúvida é um passeio fantástico, um dos pontos de mergulho mais antigos de Bonito”, completa o mergulhador.

A Lagoa Misteriosa fica a 36Km de Jardim e 40Km da cidade de Bonito. A previsão de abertura para passeios é para o segundo semestre de 2009.

Bianca Celoto
Assessoria de Imprensa
Recanto Ecológico Rio da Prata
Estância Mimosa Ecoturismo
http://www.bonitoweb.com.br/  


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>