Prática de observação de aves recebe mais estrangeiros no Brasil

A observação de pássaros é algo relativamente novo no Pantanal, mas que está ganhando forças e visibilidade internacional. Cerca de 80% dos hóspedes que visitam a pousada Araras Eco Lodge com este fim são estrangeiros, afinal, nos 2.860 hectares da pousada vivem aproximadamente 280 espécies de aves.

Artista plástica nova iorquina chega a Mato Grosso para estudar pássaros e incursiona pelo universo pantaneiro
Araras Eco Lodge consta em guia de associação nacional de hotéis, como “Roteiro de Charme”

“O grupo de brasileiros que vem observar aves aqui no pantanal é muito pequeno, mas está gradativamente evoluindo”, explicou o diretor de segurança e guia residente da pousada, Aynore Soares Caudas, 29 anos. Segundo ele, ao todo, no Pantanal mato grossense, são encontrados 650 tipos diferentes de aves, dentre as fixas e migratórias.

Cada observador de aves, desenvolve um novo modo de praticar a atividade. Aynore, por exemplo, fixou residência no Araras Eco Lodge, e estuda os pássaros nas horas vagas. Já a artista plástica e fotógrafa nova iorquina, Catherine Hamilton, desenvolve um trabalho artístico com o que vê voando pela natureza: depois das caminhadas, pesquisas e fotografias, ela desenha as aves e vende para patrocinadores das artes, galerias, revistas e jornais de naturologia, biologia e demais áreas.

O namorado de Catherine, por outro lado, é residente de Nova York, e realiza um trabalho de difícil execução: no topo de uma montanha, ele é um dos que contam as aves migratórias e acompanham seus fluxos. Ou seja, um emprego com duração indeterminada que identifica pássaro por pássaro que passa por aquele local.

Segundo Catherine, todos os observadores de pássaros são meio loucos. “Para praticar este tipo de atividade, é preciso ter muita paciência, às vezes ficar horas no mesmo lugar, sem mexer muito. Tem que ser bem louco pra gostar disso”, disse, entre risadas, relembrando de episódios de suas viagens.

A passarinheira já esteve em diversos países para desenvolver seus desenhos, dentre eles a Costa Rica, Belize, Inglaterra, Canadá, Mexico e alguns lugares da Ásia. Uma de suas experiências mais marcantes foi em uma expedição na Costa Rica, onde estava no meio da floresta tropical ao norte do país com mais três colegas.

Serviço:
O Araras Eco Lodge fica na Estrada Parque Transpantaneira, km 32 – Mato Grosso – Brasil e está localizada no Pantanal Norte, principal santuário de vida silvestre do continente sul-americano. Inserida num ambiente de rara e múltipla biodiversidade, a pousada foi construída em harmonia com seu entorno e tem acesso, durante todo o ano, pela Estrada-Parque Transpantaneira, a 132 km ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Com informações: Conceito Olhar Direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>