Prêmio MPE Brasil 2010 – Mais de mil empresas de MS se inscreveram

Prêmio que reconhece a qualidade de gestão entre micro e pequenas empresas, o MPE Brasil tem 1.073 empresas inscritas só em Mato Grosso do Sul na disputa do ciclo 2010. O número é mais de três vezes superior ao do ano passado, que somou 313 inscritos. Os valores são ainda mais impressionantes se comparados a 2006, quando o estado foi representado por apenas sete participantes.

“O grande volume de inscrições nos últimos anos não é uma característica exclusiva de Mato Grosso do Sul, mas fruto de um esforço conjunto de conscientização por todo o País”, relata o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Caramano, que esteve esta semana em Campo Grande. “É também um demonstrativo de maturidade das micro e pequenas empresas nacionais, que estão reconhecendo a importância de excelência nas práticas de gestão independente de seu porte”. A iniciativa é uma parceria do MBC com o Sebrae, a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, os números de mortalidade entre os negócios de micro e pequeno porte no Estado é relativamente baixo. “Nosso estado tem índice de fechamento de empresas abaixo da média nacional. Em média, 73% das empresas com menos de três anos de atividade conseguem permanecer no mercado”. Ainda de acordo com ele, caso estas empresas se utilizem de eficientes modelos de gestão, a taxa de sobrevivência sobe para 94%.

Caramano lembra que a meta estabelecida para este ano foi atingir 75 mil empresas inscritas em todo o país. Esse número foi superado com folga, tendo ultrapassado as 86 mil inscrições. Mato Grosso do Sul, mesmo com seus resultados dignos de comemoração, ocupa a 13ª colocação entre os estados com mais participantes, sendo que as primeiras posições pertencem ao Paraná (18 mil empresas), Santa Catarina (15 mil) e Rio Grande do Sul (14,4 mil).

Em cada estado serão selecionados oito vencedores; um em cada uma das categorias. São elas: Agronegócio, Comércio, Indústria, Educação, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo e Serviços. Os selecionados na etapa regional disputam automaticamente a premiação nacional, que acontece em 2011.

Além da visibilidade no mercado nacional, os participantes recebem, gratuitamente, um diagnóstico da gestão do negócio que aponta os pontos fortes e oportunidades de melhoria no empreendimento. Na fase atual os avaliadores capacitados farão visitas às empresas selecionadas pelo comitê estadual.

Com informações Sebrae MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>