Programa Coleta Seletiva do Lixo em Campo Grande – MS

Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos em Campo Grande (MS), a Prefeitura Municipal lançou na última semana o Programa Coleta Seletiva do Lixo, que através da colaboração da população pode beneficiar, e muito, a qualidade de vida com a redução de desperdício, prevenção a enchentes, economia de energia e água, redução de gastos com a limpeza urbana, e muito mais.

A SEMADUR – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, disponibilizou 164 pontos onde a população poderá fazer o descarte do lixo reciclável. Além dos Locais de Entrega Voluntária (Lev), os moradores que quiserem participar desta ação de consciência ambiental poderão deixar o material reciclável nos Ecopontos.

Veja abaixo algumas informações sobre o Programa:

O que é?
O Programa Coleta Seletiva foi criado com o objetivo de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos da nossa cidade, destinando corretamente os materiais para reciclagem, reaproveitamento ou descarte.

Etapas
A efetivação do programa dá-se em duas etapas: a primeira, consiste na adequação dos sucateiros à legislação municipal, tranformando-os em entrepostos e a coleta porta-a-porta. A primeira etapa da coleta porta-a-porta, em sua primeira fase, já está acontecendo. Nesse momento as residências receberão a visita de coletores dos resíduos secos, que serão encaminhados para a reciclagem e reaproveitamento. O lixo úmido continuará sendo recolhido pelo caminhão de coleta como habitualmente. Outro aspecto fundamental dessa primeira etapa é a implantação dos Ecopontos e dos Locais de Entrega Voluntária (LEV`s).

A segunda etapa trata da implantação da Unidade de Processamento de Lixo – a UPL, que fará a separação do material reciclável do não aproveitável, além da implantação de um programa de renda alternativa, coleta seletiva porta-a-porta e educação ambiental em todas as etapas.

Período de recolhimento
A coleta seletiva é feita durante o dia, uma vez por semana, recolhendo o material em sacos plásticos da cor verde, previamente entregues aos moradores. Os coletores passam de casa em casa, entregando panfletos explicativos e os sacos plásticos verdes, e recolhendo o lixo separado.

Como Participar?
Em casa, separe o lixo orgânico do seco. É o primeiro passo do trabalho coletivo que permitirá o reaproveitamento e a reciclagem de materiais. O lixo orgânico continua sendo descartado como habitualmente e o lixo seco, previamente limpo, é entregue no Local de Entrega Voluntária (LEV) mais perto da sua casa ou, no Ecoponto da sua região, que compra o seu material.
Depois, todo esse material será encaminhado para os entrepostos e a Unidade de Processamento de Lixo, que separa o material seco para a reciclagem.

Clique aqui e veja os Locais de Entrega Voluntárias (LEV`s).

Informações: www.campogranderecicla.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>