Programa MS Forte contempla as cidades de Bonito e Bodoquena

Através do programa para o desenvolvimento do Estado “MS Forte”, que soma mais de R$ 3 bilhões em investimentos que consolidam a logística de transporte, integram regiões e melhoram as estruturas na saúde, educação, assistência social e habitação, beneficiando os 78 municípios de Mato Grosso do Sul, os municípios de Bodoquena e Miranda deverão passar um novo momento econômico. 

Uma dessas obras, que vai beneficiar toda a região Sudoeste e incrementar a economia do Estado, é a pavimentação asfáltica da rodovia MS-178, entre Bonito e Bodoquena, com 70 km de extensão. 

De um lado, o município de Bonito, pólo de ecoturismo no Estado e referência internacional, premiado como melhor destino de ecoturismo do Brasil. Do outro lado, a pequena Bodoquena, com pouco mais de 8 mil habitantes espalhados em uma área de 2.507km2, e várias belezas naturais, como grutas, rios cristalinos e maior cachoeira do Estado, a Boca da Onça, com 156 metros de altura, além de pequena estrutura hoteleira, mas de qualidade. Em breve, o município terá ainda o maior geoparque das Américas, com uma área total de 50 mil quilômetros quadrados.

Os principais objetivos da implantação do geoparque são preservar o patrimônio geológico para gerações futuras, fomentar a educação sobre temas relativos a paisagens geológicas e matérias ambientais e incentivar meios de pesquisa para geociências. Além disso, assegura o desenvolvimento sustentável através do turismo.

Um geoparque é uma área com limites definidos e que abrange um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos, possuindo não só significado geológico, mas também relevância ecológica, arqueológica, de história e cultura.

Para o prefeito de Bodoquena, Jun Iti Hada, chegou a hora do desenvolvimento da cidade: “Desde quando fui prefeito em 1997 esperamos esse asfalto. É o grande sonho de todos os bodoquenenses e dos moradores da região sudoeste ver essa estrada asfaltada. A obra vai movimentar muito o turismo local, que é nossa vocação natural. Os governos anteriores nos prometeram esse asfalto e não cumpriram. Com o governador André Puccinelli nós temos a certeza que a obra será concluída. Isso dará mais visibilidade ao município em nível nacional como destino turístico, impulsionando a economia local, atraindo investimentos e empresas relacionadas ao segmento. Estamos muito felizes e ansiosos”.

O prefeito de Miranda, Neder da Costa Vedovato, falou sobre o incremento econômico que o asfaltamento da rodovia MS-178 vai gerar ao município: “É um empreendimento de suma importância, porque vai integrar a nossa região (do Pantanal), com a Serra da Bodoquena, pólo turístico que recebe turistas de todas as partes do mundo anualmente.”

Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo, revela seu contentamento com o programa MS Forte: “Estou muito feliz porque o programa vai contemplar ações solicitadas em todas as regiões turísticas, beneficiando todas elas. Pelas obras e pelo planejamento estratégico que fizemos, percebe-se que o programa atenderá as necessidades da população e do trade turístico, gerando empregos, levando benefícios aos municípios, pondo o Estado a um patamar de desenvolvimento.

Para o secretário de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto, o fato de ser uma tão anunciada por outros gestores e só ter início na atual gestão demonstra o compromisso da governador André Puccinelli com a população: “É uma obra almejada há muitos anos, que integra as principais regiões turísticas do Estado: as belezas naturais de Bonito e Jardim com Bodoquena e com o Pantanal de Corumbá e Miranda. É uma obra tão prometida em outras gestões e que o governo estadual começa este ano. Isso é reflexo de uma administração competente”.

Fonte: Aquidauana News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>