Projeto de georreferenciamento no MS será apresentado em Workshop

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul – Imasul possibilitou o desenvolvimento de um sistema de informação georreferenciada para apoio à tomada de decisão pelo governo estadual.
 
O projeto de pesquisa conhecido como GeoMS, focado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), mapeou e gerou um sistema de monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra, facilitando o licenciamento ambiental e tornando o processo mais eficiente. O uso da tecnologia de informação com aplicação de geotecnologias e sistemas inteligentes determina o caráter inovador do projeto.
 
Os resultados e produtos gerados serão apresentados durante um workshop que será realizado em 30 de março, em Campo Grande, MS. O evento terá a presença do diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior e do diretor de Desenvolvimento do Imasul, Roberto Ricardo Gonçalves.
 
Durante a cerimônia, o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) João Vila vai demonstrar os principais resultados obtidos, entre eles, o Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla). Também serão distribuídos os livros “Melhorando o Sistema de Licenciamento Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul” e “Cobertura Vegetal e Uso da Terra do Estado de Mato Grosso do Sul”.
 
O GeoMS foi desenvolvido, mediante um convênio de cooperação técnica com o governo do MS, pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe. A tecnologia gerada para apoio à gestão pública pode ser adaptada para qualquer estado ou município do País.

Serviço

Workshop do Projeto GeoMS – Sistema de informação georreferenciada como apoio à tomada de decisão – estudo de caso: Estado de Mato Grosso do Sul

Data: 30/03/2012, das 9 às 11 horas
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Carvalho (Auditório Germano de Barros). Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n° – Parque dos Poderes – Campo Grande, MS
Contatos: (67) 3318-7150 – sigams@imasul.ms.gov.br

Informações Embrapa Gado de Corte 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>