Projeto ressalta os valores da culinária regional em Bonito

A cidade de Bonito (MS) recebeu mais uma etapa do Projeto Economia da Experiência, no dia 28 de setembro para os empreendedores da região.

Cerca de 30 pessoas tiveram a oportunidade de assistir a palestra: Inovação e Tematização na Gastronomia, ministrada pela Chef Ana Luiza Trajano, especialista na cultura e ingredientes brasileiros e proprietária do restaurante Brasil a Gosto em São Paulo, capital.

O objetivo do evento foi repassar aos empreendedores os conceitos de inovação na gastronomia fazendo com que os empresários utilizem recursos típicos da cultura local para promover novidades gastronômicas aos turistas.

Estiveram presentes, a Estância Mimosa Ecoturismo, representada pelo gerente Rafael Belouque e pelo cozinheiro chefe Nivaldo e, também, o Recanto Ecológico Rio da Prata, representado pelo gerente Teódison Gonçalves e pelo cozinheiro chefe Jair.

O gerente da Estância Mimosa, Rafael, aproveitou para anotar algumas dicas de como explorar temperos nativos, ervas, raízes e, também, os óleos de Baru e Pequi, entre outros. “A consultora enfatizou a utilização da “Gastronomia Sustentável”, onde as empresas devem valorizar a cultura local, trabalhando com fornecedores da região, incentivando o cooperativismo, não comprando mercadorias ilegais e sim de uma boa procedência”, diz Rafael Belouque.

Já o gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, Teódison, ressaltou o que a consultora disse sobre a valorização dos produtos típicos para mostrar o que há de melhor na culinária de cada região. “A chef Ana Luiza citou o exemplo do seu marido, que possui um restaurante francês no Brasil e que encontra com mais facilidade os ingredientes para a elaboração de seus pratos, do que ela”, conclui Teódison.

O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes Estaduais.

Por Carla Layane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>