Prova de Rogaine é realizada em Bonito

A 4ª Companhia de Engenharia de Combate e o Centro de Orientação e Desportos de Aventura de Campo Grande (Codac) realizarão, no dia 15 de junho, na sede da Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito-MS, a prova de Rogaine. A “I Mini de Rogaine da Semana Mundial do Meio Ambiente” contará com o apoio logístico e de pessoal da Estância Mimosa, que recebeu a proposta de sediar o evento com grande entusiasmo.

Podem participar da disputa duplas familiares e amigos que praticam o esporte orientação nas organizações militares do Comando Militar do Oeste e clubes de orientação de Mato Grosso do Sul. A atividade fará parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. Segundo o idealizador do evento, Major Vargas, o Rogaine é uma modalidade nova no estado e no Brasil. “O esporte reune estratégia e caminhada, não é uma luta contra o relógio”, completa o Major. Ele comenta ainda que promover uma competição como essa tem tudo a ver com meio ambiente.

O que é Rogaine?

É uma moderna modalidade esportiva, de origem Australiana,  praticada em equipe que envolve a Orientação e o Trekking. A modalidade promove a responsabilidade sócio ambiental, já que o campo de jogo é a própria natureza.

Orientação: É um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. É um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino. A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Trekking: É uma atividade em meio a natureza que pode ser executado com ritmos distintos como caminhando, trotando ou correndo.

Assim, a prática do Rogaine pode ser resumida como um esporte de navegação através campo de longa distância. Uma prova de Rogaine tem normalmente a duração de 24 horas, mas há diversas pequenas variantes de 12 (ROGAINE12HORAS); de 06 e 03 horas (MINI ROGAINE). O Trabalho em equipe, a resistência, a competição e uma apreciação do ambiente natural são as características desse esporte.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho, às 12 h, por meio dos telefones (67) 33511166 e 33511411, diretamente no Quartel da 4ª Companhia de Engenharia de Combate, em Jardim-MS ou pelo site do Codac: http://www.codac.org.br/

Assessoria de Imprensa

Recanto Ecológico Rio da Prata

Estância Mimosa Ecoturismo

http://www.bonitoweb.com.br/



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>