Reality show socioambiental começou ontem na TV Cultura

O programa EcoPrático, que iniciou sua exibição na TV Cultura ontem (12), e será reprisado na próxima quarta-feira (15), às 19h30, vai visitar casas e apartamentos para orientar os moradores da cidade de São Paulo sobre as melhores formas de usar recursos como água, luz e suprimentos. O objetivo é construir residências que sejam ecologicamente mais corretasVocê considera que seu lar ou local de trabalho sejam ambientes sustentáveis? Se não, como fazer para mudar? A nova atração dominical da TV Cultura, que estreou ontem (12), pretende responder a essas perguntas de uma forma divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

A cada semana, o casal de apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane vai visitar uma residência diferente da Grande São Paulo para avaliar as condições de vida das famílias paulistanas – que, em cada episódio, terão um perfil socioeconômico diferente. Para isso, eles vão usar 10 “ecocritérios”: energia, água, alimentação, resíduos, ecossistema, transporte, bem-estar, consumo, estrutura e atitude.

Após a análise, Anelis e Peri propõem uma série de mudanças sustentáveis – estruturais, físicas e comportamentais – aos moradores da casa, com o objetivo de tornar o ambiente em que vivem ecologicamente mais adequado. “Muito mais do que as reformas, nossa grande preocupação é fazer a pessoa refletir e mudar de atitude”, diz Anelis. “A intenção é que sejamos práticos, ou melhor, ecopráticos, já que a sustentabilidade começa dentro de casa”, completa a diretora da atração, Bia Guedes.

Todas as dicas sugeridas pelos apresentadores são simples, eficazes e economicamente viáveis, o que faz com que o próprio telespectador possa incorporá-las ao seu dia-a-dia. E a atração conta, ainda, com outros três quadros: Zuzu Responde, em que a jornalista Maria Zulmira fala de questões importantes relacionadas à sustentabilidade doméstica; Eco Dica, que dá pequenas dicas sustentáveis, como, por exemplo, desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo; e Eco Nota, uma oportunidade que as famílias terão de se auto-avaliar.

No primeiro episódio da série – que, ao todo, tem 12 programas -, Anelis e Peri visitam uma família que mora na zona sul de São Paulo e sofre com o consumo excessivo de energia na residência. Em nome do bem-estar do planeta, os apresentadores propõem a eles uma verdadeira guerra contra a conta de luz do fim do mês. Veja um trecho do programa aqui.

Fonte: ABETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>