Recanto Ecológico Rio da Prata realiza etapa do Programa Lixo Mínimo



Com o intuito de reduzir a geração de lixo no Recanto Ecológico Rio da Prata, a engenheira ambiental e diretora de sustentabilidade da fazenda, Luiza Coelho, desenvolveu o Programa Lixo Mínimo, que faz parte do Plano de Sustentabilidade do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Luiza afirma que primeiro é preciso gerenciar adequadamente os resíduos produzidos através de separação para reciclagem e destinação correta, e depois é diminuir sua produção. “Se separar materiais e reciclar é importante, mais importante ainda é produzir cada vez menos lixo”, explica a engenheira.

O ideal é começar o programa substituindo materiais que não são fáceis de reciclar, como é o caso das sacolas plásticas e dos copinhos de café. Em dezembro do ano passado, a primeira iniciativa foi tomada: sacos de papel e canequinhas de metal foram comprados para substituir os materiais anteriores.

Isto porque em cidades do interior do Mato Grosso do Sul, como é o caso de Jardim, onde fica o Rio da Prata, produzir novamente copos de café, por exemplo, tem custo inferior a reciclá-los, o que torna a reciclagem desinteressante para as indústrias.

O Programa Lixo Mínimo é parte do Programa T+L, Turismo Mais Limpo, que contempla também projetos de eficiência energética, de substituição por energias renováveis, de otimização do uso da água, entre outras ações.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Recanto Ecológico Rio da Prata
Estância Mimosa Ecoturismo
www.bonitoweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>