Recanto Ecológico Rio da Prata realiza gerenciamento de resíduos sólidos

Preocupados com a preservação do meio ambiente, os funcionários do Recanto Ecológico Rio da Prata são orientados a separar o lixo da fazenda conforme seu material. O chamado gerenciamento de recursos sólidos dá a destinação correta aos resíduos “perigosos” gerados na fazenda.

Plástico, alumínio e papelão são levados a Jardim para reciclagem, e o dinheiro arrecadado vai para a caixinha dos funcionários – um estímulo para que eles não deixem de fazer a separação. Os materiais veterinários são enviados de volta a suas lojas de origem, conforme orientação de cada uma; baterias de carro também. No caso de bitucas de cigarro, o destino é o aterro sanitário.

Papa-Pilhas

O material que talvez seja o mais perigoso para a natureza, no entanto, é a pilha. Por causa disso, o Rio da Prata usa o Programa Papa-Pilhas, desenvolvido pelo Banco Real. Devido às substâncias tóxicas, as pilhas podem contaminar a água, o solo, os alimentos, os animais e os seres humanos através da cadeia alimentar. Assim, o Banco Real recolhe, desde 2006, pilhas e baterias portáteis usadas e as encaminha para reciclagem, a fim de evitar a contaminação.

Existem, hoje em dia, pilhas modernas que, segundo os fabricantes, podem ser jogadas no lixo normal. Mesmo assim, o Rio da Prata prefere encaminhá-las para a reciclagem como as outras, pois esta é a destinação mais correta. Dessa forma, no último dia 5, quinta-feira, 78 pilhas da fazenda foram levadas ao Banco Real e depositadas no Papa-Pilhas para reciclagem.

Etapas do programa

Em uma fábrica recicladora, as pilhas são separadas e incineradas em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a poluição do ar. Sais, óxidos metálicos e outras substâncias são retirados e reutilizados como matéria-prima para fabricar outros produtos. O que não pode ser reaproveitado vai para descarte adequado.

O Papa-Pilhas recebe também aparelhos celulares que não possuem mais aproveitamento, além de pilhas e baterias de relógios, celulares, laptops, filmadoras, etc.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Recanto Ecológico Rio da Prata
Estância Mimosa Ecoturismo
www.bonitoweb.com.br
(com informações do Banco Real)


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>