Reconstrução da agricultura é tema de seminário de agroecologia

O 3º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul começa nesta quinta-feira, dia 18, em Corumbá (MS) com palestra magna do pesquisador Moacir Roberto Darolt, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Ele vai falar sobre os caminhos para a reconstrução da agricultura. Darolt foi presidente da comissão científica do último Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Logo após a palestra de Darolt, acontece a mesa redonda “Transição Agroecológica”, com a participação de Jaime Miguel Weber, da Rede de Ação em Pesticidas (agrotóxicos) e suas Alternativas para a América Latina; Dejair Lopes de Almeida, da Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro); e Amauri Adolfo Silva, do CTA (Centro de Tecnologia Alternativa) da Zona da Mata (MG).

À tarde haverá apresentação dos trabalhos selecionados, em forma de pôster. Às 15h começam as 12 oficinas que foram programadas para o evento: café em bases agroecológicas, olericultura agroecológica, homeopatia animal, sistemas participativos de garantia, sistemas agroflorestais diversificados, alimentação animal na seca, educação agroecológica, acesso a mercados de produtos agroecológicos, fruticultura agroecológica, jovens rurais e agroecologia, homeopatia vegetal e plantas medicinais.

A maioria das oficinas acontecerá nas instalações da UFMS, mas quatro delas serão em outros pontos da cidade.

À noite, como forma de confraternizar os participantes, será realizada a Noite da Seresta em Corumbá, na praça da Independência.
Junto com o seminário acontece o 2º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, a 4ª Mostra da Agricultura Familiar de Corumbá e a 2ª Feira de Sementes e Mudas de Corumbá.

Informações Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>