Reunião do conselho do Geopark Bodoquena Pantanal acontece em março

Foi transferida para o dia 1º de março a primeira reunião do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal. O conselho foi criado juntamente com o decreto de criação do Geopark, assinado no dia 22 de dezembro de 2009, pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região. É formado, entre outros órgãos, por representantes do Governo do Iphan e prefeituras dos 13 municípios envolvidos no projeto.

A princípio o evento estava programado para acontecer no mês de fevereiro.

O Geoparque Bodoquena – Pantanal possui diversos aspectos característicos de um geoparque nos moldes da Unesco, como a presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres-dente-de-sabre e mastodontes. Além destes, fósseis dos primeiros seres vivos surgidos no planeta – há mais de 560 milhões de anos -, sendo um deles a corumbella, em homenagem a Corumbá, onde o fóssil foi descoberto. O local também abriga diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna e também um rico patrimônio cultural traduzido pelo modo de vida pantaneiro, pelas artes gráficas e cerâmicas terena e kadiwéu, entre outros.

Por Carla Layane

Com informações Seprotur MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>