Reunião do Fórum Nacional de secretários de Trabalho e Assistência

Mato Grosso do Sul vai sediar, esta semana, as reuniões do Fórum  Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas) e Fórum  Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset). Os eventos vão acontecer nos dias 27, 28 e 29 em Bonito, distante 260 km da capital, Campo Grande. 

Para participar do evento foram convidados 54 secretários de todo o País das pastas relacionadas. Também é esperada a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, que
participa como representante do ministro de Desenvolvimento Social e combate à Fome, Patrus ananias, e o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel Souza Nascimento, representando o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

O encontro do Fonseas será aberto no dia 27, às 19 horas no Centro de  Convenções do município, com a presença do governador André  Puccinelli, que participa da abertura das duas reuniões, da secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul e presidente do Fonseas, Tania Mara Garib, anfitriã do evento. No dia 28, os trabalhos  do fórum acontecem no Hotel Marruá, durante todo o dia.

A reunião do Fonset acontece no dia 29, às 9 horas, no Hotel Marruá,  com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da  Bahia e presidente do Fonset, Nilton Vasconcelos, entre outros secretários.

Fonseas

O Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social é um espaço de  articulação para o fortalecimento dos Estados na implementação de ações descentralizadas e participativas na área social. Tem como principal finalidade fazer com que sejam cumpridos os princípios e diretrizes da Constituição Federal e da Lei Orgânica da Assistência Social, além de formular estratégias para subsidiar a aplicação da Política Nacional de Assistência Social.

As reuniões acontecem a cada três meses, em estados diferentes. O  fórum foi criado em 1° de setembro de 1994, em Fortaleza (CE). Mato  Grosso do Sul sediou o terceiro e o 28° encontro, que aconteceram em Campo Grande.

Composição

A diretoria executiva do órgão é presidida pela secretária de Trabalho  e Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Tania Mara Garib. Tem como secretária executiva Solange Bentes Jurema de Alagoas e como tesoureira, Gilvana Nobre Rodrigues Freitas, do Piauí. Os outros membros serão definidos na reunião de Bonito, em virtude da alteração dos secretários em alguns estados.

Fonset

Fórum Nacional de Secretários do Trabalho tem como objetivo discutir  os problemas relacionados ao trabalho no Brasil, formular diretrizes  básicas para subsidiar a Política Nacional de Trabalho, Emprego e Renda. O Fonset é um órgão de articulação para o fortalecimento dos Estados envolvidos com a criação de oportunidades de emprego e desenvolvimento social.

Composição

O nova diretoria do Fonset, eleita em março deste ano, é composta pelo secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos (presidente), secretário de São Paulo, Afif Domingos (primeiro vice-presidente), secretário do Paraná, Nelson Garcia (segundo vice-presidente), secretária do Amapá, Maria Anésia (secretária-geral) e o secretário do Distrito Federal, Robson Rodovalho (tesoureiro). 

As secretárias Fátima Catunda, do Ceará, Iranildes Caldas, do Amazonas e Flávia Moraes, de Goiás foram eleitas para o Conselho Fiscal.

Fonte: Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>