Rio Paraguai terá cheia signifcativa em 2010

O rio Paraguai deve ter uma cheia significativa no ano de 2010. É o que prevê o Modelad, modelo estatístico de previsão criado em 2008 pela Embrapa Pantanal para monitorar as cheias e vazantes do rio, com base na régua de Ladário (MS).

O pesquisador responsável pelo Modelad, Ivan Bergier, explicou que nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, o rio estava com 1,46 metros. “Se continuar subindo cerca de 2 cm por dia, em 31 de janeiro pode estar com aproximadamente 2,5 metros. Caso isso aconteça e as chuvas continuem fortes em janeiro e fevereiro, o nível máximo do rio deve ficar certamente acima dos 4 metros”, disse ele.

Segundo Ivan, são grandes as chances de ficar entre 5 e 6 metros em meados de 2010. Há a possibilidade também de o rio superar os 6 metros, o que aconteceria de forma antecipada, provavelmente em abril. “Isso somente ocorrerá se as chuvas forem persistentes durante a estação úmida”, lembra Ivan.

Pelo Modelad, se em 31 de janeiro o rio estiver com aproximadamente 2,5 metros, há 60% de chance de o nível máximo em 2010 chegar ao redor de 5,14 metros.

“Em 2010 será possível ter uma estimativa mais precisa”, disse Ivan.  Em fevereiro a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), divulga uma nova previsão de cheia.

Fonte: Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>