RPPN Cabeceira do Prata recebe prêmio do Jornal do Brasil

Em cerimônia realizada no dia 22 de janeiro de 2009 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o empreendimento turístico Japacanim Ecoturismo, mais conhecido como Recanto Ecológico Rio da Prata, onde está inserida a RPPN Cabeceira do Prata, na cidade de Jardim, próxima a Bonito, Mato Grosso do Sul, foi eleito como o “Melhor Trabalho em Ecoturismo” pelo Prêmio Brasil de Meio Ambiente de 2008 da Editora Jornal do Brasil.

O empreendimento oferece passeios de ecoturismo que possibilitam o turista a praticar trilha e flutuação, mergulho com cilindro, observação de aves e cavalgada. Segundo Luiza S. Coelho, engenheira ambiental, desde o início das atividades turísticas da propriedade a intenção foi criar um modelo de ecoturismo sustentável, que conciliasse desenvolvimento regional com conservação ambiental, tudo isso dentro dos princípios de sustentabilidade. “Para isso foram estabelecidas diretrizes que procuramos seguir para orientar o desenvolvimento do empreendimento como um todo. Como resultado o Recanto Ecológico Rio da Prata criou um modelo sustentável de ecoturismo e tem buscado atingir um grau de excelência em todas as atividades desenvolvidas na propriedade”, explica a engenheira.

Laércio Machado de Sousa, presidente da REPAMS afirma que a região de Bonito é merecedora de um passeio do porte como o realizado na RPPN Cabeceira do Prata. “Visitar o Rio da Prata é algo fascinante, não apenas pela beleza cênica do local, mas também pela seriedade com que os trabalhos são conduzidos. O que me chama atenção é o engajamento tanto dos proprietários quanto da equipe que trabalha no local, tornando-o referência na luta pela conservação ambiental do nosso país, um exemplo tanto para os empreendimentos turísticos da região quanto para outras RPPNs do estado”, comenta Sousa.

O Prêmio: Em sua terceira edição, o Prêmio Brasil de Meio Ambiente é a concretização de um desejo da Editora JB de difundir as grandes iniciativas em prol do Meio Ambiente do país e amplificar as discussões sobre as questões ambientais, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, em nível nacional.

Liderados pela experiente equipe da Revista JB Ecológico, a única publicação da mídia impressa nacional voltada para ecologia, desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social, a iniciativa do prêmio almeja causar um grande e pró-ativo impacto na sociedade brasileira e internacional, tornando-se um grande acontecimento em termos de ecologia social.

Esta iniciativa nasceu e continua com o patrocínio da Petrobrás, do Governo Federal, apoio da Coca Cola e conta com toda sua estruturação técnica conduzida pela FIRJAN e sua Diretoria de Meio Ambiente.

Seguem abaixo todos os premiados por categorias técnicas do III Prêmio Brasil de Meio Ambiente:

Melhor Trabalho em Ar – Banco Bradesco S.A
Melhor Trabalho em Água – Bayer S.A
Melhor Trabalho em Fauna e Flora – Banco Bradesco S.A
Melhor Trabalho em Educação ambiental – Furnas Centrais Elétricas S.A
Melhor Trabalho em Resíduos – Organoeste Biotecnologia & Participações Ltda
Melhor Trabalho em Eficiência Energética – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – Cedae
Melhor Trabalho em Ecoturismo – Japacanim Ecoturismo Ltda (Recanto Ecológico Rio da Prata)
Melhor Trabalho no Âmbito Municipal – Fundação Orsa
Melhor Trabalho no Âmbito Estadual – Companhia Estadual de Águas e Esgotos – Cedae
Melhor Trabalho no Âmbito Federal – CWT Design Arte e Comercio de Artesanato Ltda
Melhor Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente – Universidade de Marília
Melhor Campanha Publicitária sobre Meio Ambiente – OpusMúltipla

Fonte: REPAMS
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>