RPPNs de Bonito e Jardim recebem ação de recuperação ambiental

A Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Mato Grosso do Sul (REPAMS) concluiu dias 19 e 20 de março o plantio de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas em três reservas particulares dos municípios de Jardim e Bonito. As ações são parte do Projeto BRPPN: Gerando Serviços Ambientais, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Desde abril de 2011 foram plantadas 49 mil mudas e recuperados 116 hectares.

Na RPPN São Geraldo, localizado em fazenda de mesmo nome, o projeto está recuperando 12 hectares da vegetação em áreas próximas ao rio Sucuri com objetivo de garantir maior fluxo genético entre as espécies da fauna e flora, interligando trechos de florestas, além de evitar o carreamento de sedimentos pelas enxurradas no leito d`água.  
 
Outra propriedade beneficiada pelo projeto é a RPPN Rancho do Tucano, com 29,8 hectares, localizada na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, também em Bonito. A Rancho do Tucano integra um complexo de Unidades de Conservação que ajudam a proteger a natureza e as águas de Bonito. Na propriedade, o BRPPN está recuperando 10 hectares de Áreas de Preservação Permamentes (APPs) do rio Formoso. As ações ajudam a proteger o curso d`água da poluição causada pelas chuvas, contêm processos erosivos e estabelecem conexões de matas que funcionam como corredores ecológicos.
 
Em Jardim, cidade vizinha, a RPPN Buraco das Araras recebe ações de plantio em 15 hectares além de 2,4 ha em propriedade vizinha, totalizando 17,4 ha. O objetivo é proteger o entorno da reserva dos sedimentos carreados pelas chuvas em direção à dolina (depressão).

Leia a reportagem na íntegra no link abaixo:
http://brppn.org.br/view/noticias/recuperacao-ambiental-em-rppns-de-bonito-e-jardim/76/ 

Informações BRPPN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>