Salão do Turismo apresenta novas ações do Programa Aventura Segura

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), O Ministério do Turismo (MTur) realiza nesta quinta-feira (02/07), às 15h, durante o 4° Salão do Turismo a coletiva de imprensa do Programa Aventura Segura.

O objetivo é divulgar novas ações do programa como o início do processo de certificação em Turismo de Aventura e o lançamento dos 10 Manuais de Boas Práticas de segmento.

Durante a coletiva será apresentado o Programa de Promoção e Comercialização Nacional do programa, uma iniciativa do MTur com execução da Abeta; as ações para o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA Summit 2009), que acontece de 10 e 13 de setembro.

Participam da coletiva o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Frederico Costa; a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro; o diretor de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Marcelo Pedroso; o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel; a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Jussara Rocha; e a coordenadora Nacional dos Projetos da Carteira de Turismo do Sebrae Nacional, Germana Barros.

Estande Aventura Segura

O estande da Aventura Segura leva ao público emoção, adrenalina e aprendizado. Os visitantes poderão experimentar um circuito integrado com muro de escalada de 7,5 metros, arvorismo no perímetro de 200 m² e uma descida em rapel também de 7,5 metros. O público também terá acesso a informações básicas sobre equipamentos, precauções e procedimentos de segurança adotados para aproveitar do melhor modo possível o passeio, e sem riscos.

Além disso, no estande do programa, o público poderá participar de jogo de perguntas e respostas sobre o segmento e concorrer a brindes. Outra atração é o painel Heróis da Aventura, com nomes consagrados do mundo da aventura que ficarão disponíveis para conversar com o público em dois horários, às 17h e às 19h, de 1º a 3 de julho, no lounge do estande.

Confira os números do programa:

– 16 destinos priorizados
– 13 estados contemplados
– 5 regiões do País participantes
– 24 Normas técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT específicas sobre Turismo de Aventura
– Aproximadamente 100 municípios mobilizados nas ações
– Mais de 3,4 mil pessoas qualificadas nos 3 cursos à distância (Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor)
– Mais de 1 mil pessoas qualificadas nos cursos presenciais (Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança, Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para Voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento)
– Mais de 4 mil pessoas mobilizadas nas ações
– Mais de 300 empresas mobilizadas e participantes
– 173 empresas implementando a Norma Técnica de Sistema de Gestão da Segurança / empresas participantes da Assistência Técnica
– 12 comissões regionais da ABETA formalizadas
– 12 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento criados e formalizados

Fonte: Embratur

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>