Segurança no Turismo de Aventura é tema de curso em Bonito



Baseado na Norma Técnica de Sistema de Gestão da Segurança, curso qualifica os empresários de Turismo de Aventura em técnicas de auditoria.

Já estão abertas as inscrições para o Curso “Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura”, com base na Norma Técnica ABNT NBR 15331, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em dezembro de 2005. O curso é oferecido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, sendo uma das ações previstas no Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo e Sebrae Nacional que contempla uma ampla estratégia visando a oferta segura e responsável de atividades de Turismo de Aventura em 16 destinos nacionais prioritários. A próxima edição do curso acontece na Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (MS) (Rua Coronel Pilad Rebua, 1250 – Centro – Bonito), nos dias 27 a 29 de maio, O curso tem apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região – Atratur e é direcionado às empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo que atuam na região de Bonito e Serra da Bodoquena. A entrada é franca. 

A Coordenadora de Qualificação da ABETA, Raquel Müller ressalta que o curso é direcionado a todas as empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo que estão participando do processo de Assistência Técnica para a implementação da ABNT NBR 15331. “O curso é mais um etapa para que as empresas implementem e cumpram todos os requisitos da Norma, além de qualificar os empresários a realizarem auditoria interna nas operações de turismo de aventura, possibilitando que eles avaliem os procedimentos adotados a partir do olhar de um auditor”, revela.

O curso tem duração de 24 horas/aula, sendo oferecido em três dias, com abordagens teóricas sobre planejamento e técnicas de auditoria, além de uma parte prática, onde os participantes têm a oportunidade de exercitar essas técnicas. “É importante que os operadores tenham conhecimento, ao final do curso, de como planejar, realizar e depois elaborar relatório de auditoria interna do SGS e implementação nas operações de turismo de aventura, cumprindo assim mais um dos requisitos da norma”, acrescenta Raquel.

A ABNT NBR 15331 ou Norma Técnica de Sistema de Gestão da Segurança estabelece os requisitos para a implementação do SGS e pode ser usada para certificar operadoras de turismo de aventura, atrativos turísticos organizados, Unidades de Conservação e outras organizações. O sistema possibilita a uma organização criar uma política da segurança e alcançar os seus objetivos e metas, utilizando as técnicas da gestão de riscos e incorporando o processo de melhoria contínua das condições de segurança. Esse sistema permite estabelecer e avaliar a eficácia dos procedimentos, desenvolver uma política e objetivos de segurança, atingir a conformidade em relação a eles e demonstra-la aos clientes.

SERVIÇO

Evento: Curso Sistema de Gestão da Segurança 

Local: Secretaria Municipal de Turismo de Bonito
Endereço: Rua Coronel Pilad Rebua, 1250 – Centro
Bonito – MS
Data: 27 a 29 de maio de 2008
Horário: 9 às 18 horas
Entrada franca
Inscrições e informações pelo telefone 31.3227.1678

Critérios de participação

– Poderão participar 02 representantes de cada empresa;

– As vagas são direcionadas as empresas e unidade de conservação que aderiram ao processo de implementação da ABNT NBR 15331;

– Caso as vagas não sejam preenchidas, será analisada a possibilidade de participação de mais membros das empresas.

Fonte: Atratur

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>