Seminário de Águas no MS apresenta palestra sobre Plante Bonito

A Engenheira Ambiental Luiza Spengler Coelho, apresentou na última quarta-feira, dia 28, as ações desenvolvidas pela ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e os resultados obtidos com o Programa Plante Bonito durante o ciclo de palestras do VI Seminário de Águas no Mato Grosso do Sul e V Seminário Internacional de Direitos, Águas, Energia, Aquecimento Global e seus Impactos na Agricultura.

A palestra intitulada “Neutralização de carbono: o Programa Plante Bonito do IASB”, também teve o objetivo de apresentar a metodologia de cálculo para neutralização de carbono desenvolvida pela Engenheira Luiza, especialmente para a ONG.

A partir desta metodologia, considera-se que o IASB é a primeira ONG de Bonito a oferecer o serviço de neutralização para eventos e empresas. Antes mesmo do seu lançamento, este serviço já está sendo procurado por empresas de Campo Grande e Bonito.

O Programa Plante Bonito é desenvolvido pelo IASB desde 2007 nos municípios de Bonito e Jardim/MS. Trata-se de um programa pioneiro de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena através de mudas patrocinadas por terceiros. O programa propicia o sequestro de carbono através da recuperação florestal, sendo assim uma oportunidade para a venda de projetos de neutralização de carbono. “A neutralização de carbono é uma ação voluntária que pode ser realizada por empresas, escolas e pessoas físicas que buscam uma atitude pró-ativa em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas”, ressalta a engenheira.

De acordo com Luiza, “a participação do IASB no evento foi muito positiva. Após a palestra, várias pessoas parabenizaram o trabalho da entidade e até sugeriram que deveria ser replicado em outras áreas do estado”. A platéia, composta por cerca de 80 pessoas, estava formada por autoridades, empresários do ramo, estudantes e público em geral.

O VI Seminário de Águas no Mato Grosso do Sul e V Seminário Internacional de Direitos, Águas, Energia, Aquecimento Global e seus Impactos na Agricultura estão sendo realizados através da Assembléia Legislativa, por proposição do deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante os dias 28 e 29 de outubro, com palestrantes de diversos estados.

A palestrante Luiza Spengler Coelho é formada em Engenharia Ambiental e Mestranda em Tecnologias Ambientais pela UFMS. Ela é associada ao IASB através dos atrativos turísticos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo, localizados em Jardim e Bonito, respectivamente.

Clique aqui e assista a palestra na íntegra!!!

Para saber mais sobre o Plante Bonito, acesse: www.iasb.org.br

Fonte: IASB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>