Simpósio de Geotecnologias no Pantanal começa no dia 07

O 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal será realizado de 7 a 11 de novembro, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. O objetivo é ampliar o conhecimento e avaliar as aplicações de geotecnologias nos estudos do Pantanal e de regiões úmidas, por meio do encontro entre profissionais das comunidades acadêmico-científicas e estudantes da área.

As inscrições podem ser efetuadas até o início das palestras, na secretaria do simpósio. São organizadoras do evento a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Com o intuito de divulgar os trabalhos científicos realizados na área geotecnológica e estimular a cooperação interinstitucional e internacional, o 2º Geopantanal terá em sua programação cursos, sessões orais, painéis, palestras e exposições. “Em relação ao ano passado tivemos um acréscimo de 30% no total de trabalhos aceitos; serão 109 neste simpósio”, informa o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária João Vila, coordenador do comitê técnico.

Várias pesquisas e tecnologias das unidades da Embrapa serão demonstradas por meio de trabalhos, palestras e exposição em estande da empresa. Os temas referem-se a agropecuária; aplicações computacionais em geotecnologias; avaliações de impacto, zoneamento e gestão ambiental; meteorologia e climatologia, entre outros.

No evento, também serão divulgados os resultados já alcançados pelo projeto GeoMS, em desenvolvimento desde 2007 e coordenado pela unidade. São parceiros o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, o Inpe, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e a UFMS.

Mapas e painéis com imagens de satélite referentes ao mapeamento já efetuado pelos pesquisadores ficarão expostos durante o simpósio. Além disso, 25 membros da equipe do  GeoMS participarão de um workshop que vai avaliar os resultados obtidos e fará um planejamento das próximas etapas do trabalho.

Vila explica que o estudo desenvolve um sistema de informação georreferenciada para a tomada de decisão, visando auxiliar governos estaduais a implantarem projetos sustentáveis ambientalmente. O objetivo é aprimorar o sistema de gestão ambiental e aumentar os subsídios para a sustentabilidade do agronegócio no Mato Grosso do Sul, cuja principal atividade econômica é a agropecuária.

Serviço

2° GeoPantanal
Data: 7 a 11 de novembro de 2009
Local: Hotel Nacional, Rua América, 936, Centro, Corumbá, MS
Contatos: Secretaria do evento
Telefones: (12) 3945-6932 e 3945-6450
Correio eletrônico: geopantanal@dsr.inpe.br

Fonte: Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>