Sistemas Agroflorestais é tema de palestra hoje em Bonito

Para mostrar que é possível aliar a produção de alimentos e de matérias primas de interesse direto do homem à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, juntamente com a AGRAER e o Projeto GEF Rio Formoso, estarão promovendo no dia 22 de outubro, às 19 horas no Sindicato Rural de Bonito (MS), a palestra intitulada: “Alternativas de produção e Conservação da Natureza”.

O objetivo da palestra é compartilhar as experiências obtidas com a implantação dos Sistemas Agroflorestais no município de Bonito.

As instituições organizadoras do evento acreditam que o acesso às experiências locais, que estão ao alcance, será importante para que as pessoas reflitam sobre os resultados alcançados e assim, sintam-se motivadas a inovar a forma de produzir em suas propriedades.

Além disso, a palestra marcará oficialmente o encerramento do projeto “Sistemas agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda”, desenvolvido pelo IASB, com o patrocínio do Programa PDA Mata Atlântica. Este projeto surgiu da necessidade de buscar uma nova alternativa de recuperação com menores custos.

Sabendo da realidade financeira da maioria dos produtores rurais, o IASB realizou uma pesquisa com pequenos produtores da microbacia do rio Mimoso, utilizando Sistemas Agroflorestais para recuperação de áreas degradadas. No entanto, o projeto não visou apenas a recuperação, mas também o estímulo para que o produtor tivesse uma nova relação com a natureza através do contato com uma forma de produção ambientalmente sustentável e com conseqüente geração de renda.

Com a intenção de repassar maiores informações a respeito dos Sistemas Agroflorestais, o IASB irá lançar durante a palestra a cartilha “Sistemas Agroflorestais: uma alternativa para manter a floresta em pé”. A produção desta cartilha também teve o objetivo de relatar as dificuldades e conquistas dos que se “aventuraram” a iniciar uma agrofloresta na região, onde o assunto ainda é muito pouco conhecido.

O projeto “Sistemas Agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda” contou com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (Escritório do Parque Nacional da Serra da Bodoquena), da Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Sindicato Rural de Bonito, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER e do Projeto GEF Rio Formoso.

Fonte: IASB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>