SPU/MS regulariza situação de ocupação da Lagoa Misteriosa em Jardim

A Secretaria do Patrimônio da União do Mato Grosso do Sul (SPU/MS), através da inscrição de ocupação dos responsáveis no sistema SIAPA, regularizou a situação de ocupação da Lagoa Misteriosa – um dos locais turísticos mais conhecidos do estado. 

A Lagoa Misteriosa, localizada a 30 km da cidade de Jardim (aproximadamente 260 km da capital), dentro de uma propriedade particular, fica no fundo de uma dolina, que é um tipo de formação geológica similar a um buraco, e é toda cercada por mata ciliar.

Segundo pesquisadores, a Lagoa Misteriosa é considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda caverna inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água.

Ela impressiona por sua incrível profundidade e transparência da água, mergulhadores relatam que  a 30 metros ainda é possível observar  as árvores que cercam a lagoa. Nos meses de inverno,a visibilidade chega a 40 metros. A flutuação é emocionante. A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 220 metros de profundidade.

A exploração turística está supensa, pois encontra-se em processo de licenciamento ambiental pelos órgãos competentes para viabilizar o passeio e mergulho na lagoa. O Plano de Manejo Espeleológico, outro quesito para a liberação, foi concluído no mês de setembro.

A cavidade Lagoa Misteriosa é cadastrada no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil – CNC da SBE – Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Fonte: SPU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *