Sugestões de lugares para o primeiro mergulho

Mergulhar é sempre uma prática cativante, principalmente para quem é `marinheiro de primeira viagem`. Existem dois tipos de mergulho que são mais praticados por turistas (iniciantes): a descida e a flutuação. Nas duas modalidades o mergulhador deverá estar acompanhado por um instrutor, e a descida não deve ultrapassar 12 metros de profundidade. Para mergulhar sozinho e mais fundo, o praticante terá de participar de um curso básico, dividido em aulas teóricas e exercícios práticos em piscinas ou águas abertas.

Além destas questões técnicas, uma das maiores dúvidas de quem sonha em praticar mergulho é quanto aos locais mais indicados para os iniciantes. Quem responde é a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), que recomenda nove pontos turísticos no Brasil para mergulhar de cabeça nesta aventura. Por isso um site recomendou quatro pontos do Mato Grosso do Sul, entre eles em Bonito (MS) e Jardim (MS) para essa estreia.

Abismo Anhumas (MS) – É uma caverna localizada a 23 km de Bonito (MS). É preciso descer 72 metros de rapel para atingir um lago de águas cristalinas, com 80 metros de profundidade. Quem tem certificação pode fazer mergulho com cilindro. 

Rio Formoso (MS) – O mergulhador vê de perto a formação calcária e os peixes da região, principalmente a piraputanga e o curimbatá. A profundidade é de 5,5 metros. Rio Formoso fica a seis quilômetros do centro de Bonito (MS).

Rio da Prata (MS) – Quem não tem certificação pode mergulhar nas águas cristalinas do Rio Prata, acompanhado por um condutor profissional. Lá é possível ver, a uma profundidade de até oito metros, uma variada quantidade de peixes, como cacharas, pacus, curimbatás, pintados, piraputangas e dourados.

Lagoa Misteriosa (MS) – A profundidade desse lago, como o nome já diz, é um mistério: um mergulho exploratório já alcançou 220 metros, sem que o fundo fosse avistado. Mergulhar com cilindros permite ver os paredões rochosos, a vegetação subaquática e cardumes de pequenos peixes. 


Com informação: Abeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>