Tuiuiú é encontrado em Chapadão do Sul

Um exemplar da ave Tuiuiú , típica e símbolo do Pantanal Sul-matogrossense apareceu na cidade de Chapadão do Sul (MS), no último dia 20.

Ele estava em um terreno baldio, cercado de casas e muros, na Rua Bagé, no Bairro Flamboyand. O animal não estava assustado e permitiu a aproximação de crianças e da reportagem, que aproveitaram a oportunidade para tirar fotos. A ave acabou voando e bateu na rede de energia elétrica, sem se ferir. Os bombeiros foram chamados, capturaram o animal e em seguida o levaram para o Rio Aporé, na divisa com o Estado de Goiás.

Nesta semana, no dia 17 de janeiro, um exemplar da ave foi parar na cidade de Parnamirim, em plena caatinga, do Estado do Pernambuco.

O tuiuiú, jaburru, jaburu ou tuim-de-papo-vermelho é a maior ave voadora, a sua envergadura, entre a ponta de uma asa da outra pode chegar a mais dois metros.

Esta não é a primeira vez que é avistado Tuiuú em Chapadão do Sul. Eles aparecem sempre no verão. Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca. É uma ave que realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.

Com informações Correio News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>