Turismo de MS participou de 11 feiras e dois Road Shows internacionais

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem trabalhado de forma incessante para divulgar os destinos turísticos do Estado no exterior. São diversas ações que visam promover o turismo e alavancar a economia através deste setor. Só no primeiro semestre a Fundtur participou de 11 feiras e dois Road Shows internacionais.

Segundo a diretora presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, a participação em feiras traz visibilidade aos destinos turísticos e propicia a comercialização desses roteiros, “Já temos a Rota Bonito-Pantanal consolidada no mercado interno, Bonito há oito anos é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Agora nosso objetivo é ampliar o público, conquistar o mercado internacional, tornar o nosso Estado mais conhecido, e para isso estamos mostrando, em feiras e Road shows, nossas belezas e atrativos naturais para aumentar o número e o gasto de visitantes internacionais”, enfatiza Nilde Brun.

Conheça Bonito MS!

O calendário de feiras internacionais teve início em Ultrech, na Holanda. Mato Grosso do Sul participou pela primeira vez da feira de Vakantiebeurs do dia 12 a 17 de janeiro. Para o Estado esta feira é de grande importância porque atinge, diretamente, um público (o Holandês e o dos países nórdicos) com vocação natural para o ecoturismo.

Ainda em janeiro, do dia 11 a 24, o Estado esteve presente em duas feiras consecutivas, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e a Fitur (Feria Internacional Del Turismo), em Madri. A Embratur ofereceu 3 workshops (com formato de Rodada de Negócios), em Porto, Lisboa e Madri, antecedendo as feiras para divulgação institucional e comercial dos destinos.

No mês de fevereiro, dos dias 4 a 7, aconteceram duas grandes feiras, a Destination, em Londres, na Inglaterra, que é promovida pelo jornal “The Times” e tem como foco a divulgação e promoção dos destinos junto ao público final e a Fieragricola, em Verona, na Itália. A Fundação de Turismo participou desta feira como convidada da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio devido ao caráter do Estado como propulsor do agronegócio.

Ainda em fevereiro, dos dias 18 a 21, o estado de Mato Grosso do Sul esteve representado pela Fundação de Turismo na BIT (Borsa Internacionale del Turismo) maior feira de turismo da Itália, que reúne compradores e fornecedores (buyers e supliers) do mundo inteiro e é uma das mais importantes feiras do calendário estadual, fundamentalmente, devido à Itália se tratar do maior emissor de turistas da Europa para o Brasil.

A maior feira de turismo do mundo aconteceu do dia 10 a 14 de março, em Berlim, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul esteve presente e atuante no estande do Brasil. A ITB é a maior vitrine do turismo e é reconhecida pelo profissionalismo e credibilidade, sendo uma das mais requisitadas. Os principais representantes da Embratur (órgão de promoção e divulgação do Brasil no exterior) estavam presentes divulgando o nosso país.

No mês de março, Mato Grosso do Sul participou, através da Fundação de Turismo, de outras duas feiras. A SIT (Salón Internacional Del Turismo), que aconteceu do dia 21 a 23 de março em Lima, no Peru e já faz parte do calendário da Fundtur, que participa institucionalmente, para consolidar o projeto do corredor turístico Bio-Oceânico. E a TUR Gotemburgo, na Suécia, que foi uma solicitação do trade (empresários turísticos) local que tiveram na feira a oportunidade de difundir a Rota Pantanal-Bonito para o público dos países nórdicos, notório por consumir o turismo de aventura e ecoturismo.

Do dia 25 a 27 de maio aconteceu em Frankfurt, na Alemanha a IMEX (Incentive and Meeting Exchanges), a Fundtur esteve presente por se tratar de uma feira modelo em encontros de incentivo da indústria turística mundial. A IMEX reúne os mais qualificados compradores e fornecedores (buyers e supliers) internacionais deste segmento contribuindo para o relacionamento entre os profissionais e realização de negócios, por meio do seu programa de sistema de encontros pré-agendados on-line.

Em junho, do dia 3 a 5, representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, participaram pela primeira vez em Málaga, na Espanha da quinta edição da Euroal, Feira de Turismo, Arte e Cultura da América Latina e Europa, focada exclusivamente nos mercados desses países e nas oportunidades que um pode oferecer para o outro, como o aumento do fluxo turístico entre eles.

A última ação do semestre acontecerá na primeira quinzena de julho. Representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul vão cruzar o mundo para mostrar as belezas naturais da Rota Pantanal-Bonito na Expo Xangai, na China. “Assim como na Euroal é a primeira vez que participamos da Expo, que este ano acontece em Xangai. São ações como essas que vão projetar Mato Grosso do Sul como um dos 10 destinos de ecoturismo no mundo, é esse o nosso grande desafio, estamos com uma expectativa muito positiva em relação ao evento”, comentou a diretora presidente da Fundtur Nilde Brun. A Expo Xangai é uma feira mundial de intercâmbio de culturas com duração de 6 meses, período no qual serão apresentados, de forma rotativa, os destinos turísticos de todos os Estados do Brasil. A feira tem uma expectativa de mais de 70 milhões de visitantes.

No primeiro semestre, também como ações promocionais, foram realizados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, dois Road Shows no mês de maio: na Itália, numa parceria com a Tam (empresa aérea) e com o município de Foz do Iguaçu, passando pelas cidades de Bolonha, Florença, Turim e Nápoles; e em Assunção, na Embaixada do Brasil, numa parceria com o SEBRAE/MS, onde participaram 30 pessoas entre empresários, jornalistas e o trade local. O Road Show de Assunção teve formato de Rodada de Negócios e contou com a participação dos operadores paraguaios, gerando bons negócios para o turismo do Estado.

Com  informações Fundação de Turismo MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>