Uma década de criação da primeira UC pública no MS

Em comemoração aos 10 anos de criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema acontecerá na próxima segunda-feira, 08 de dezembro, às 9 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo (Auditório Germano de Barros) uma reunião onde o Governador do estado do MS, André Puccinelli, assinará o decreto de regulamentação do uso e ocupação da zona de amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.

Na ocasião, também será assinado pelo diretor presidente do IMASUL, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, as portarias que aprovam os planos de manejo destas unidades, que tem como objetivo promover a integração dos Parques com o seu entorno, divulgando suas ações de manejo.

Adicionalmente a atividade comemorativa dos 10 anos de criação do Parque está prevista a apresentação teatral de fantoches com a peça “Cervo do Pantanal”, que tem o apoio da Companhia Energética São Paulo (CESP) e um Café da Roça. Informações adicionais ou confirmação de presença podem ser feitas por meio dos telefones: (67) 3318-5636/3318-5639/3318-5655, ou ainda pelo e-mail: weymarques@bol.com.br com Ricardo Wey Marques.

Parque de Ivinhema

O Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema (PEVRI) é a primeira unidade de conservação criada no MS e o primeiro parque a ter o plano de manejo publicado e a zona de amortecimento criada por decreto.

O PEVRI possui 73.345 localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criada em dezembro de 1998 (Governo Wilson Martins), motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, foi a primeira unidade de conservação em MS constituída no Estado.

O parque tem como objetivos conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná, e manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promovendo a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o PEVRI, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.

A programação é a seguinte:
9h00: Apresentação cultural
9h20: Slide-show dos aspectos ambientais dos parques
9h30: Assinatura dos atos
9h50: Apresentação dos planos de manejo – divulgação das atividades do parque ivinhema
10h20: Coffe break – Café da roça, e Apresentação cultural – teatro.

Fonte: REPAMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>