Universidade fará pesquisa sobre Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Está em fase inicial de entendimento um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para a execução de programas e projetos dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O local servirá como base de pesquisas da UFGD e também ao ensino e à extensão. A intenção é criar redes de pesquisas e de todas as outras atividades ligadas ao desenvolvimento regional.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em 2000 se localiza sobre um terreno com características geológicas especiais, o que atende a objetivos de preservação e estudo da biodiversidade.

O Parque encontra-se em implantação e ainda não foi aberto ao público. Seus limites abrangem 76.481 hectares, os quais foram transformados em área de utilidade pública pelo Decreto de Criação. Ele está dividido em dois fragmentos: um ao norte, com área de 27.793 hectares e outro ao sul, com 48.688 hectares e o IBAMA tem procurado negociar a compra de propriedades na região.

Até o momento, foram adquiridos aproximadamente 9.040 hectares (11,8% da área) de proprietários que já apresentaram os documentos requeridos pelo IBAMA para dar sequência à negociação de compra e venda. Nas áreas ainda não adquiridas, são permitidas as atividades agropecuárias em terras produtivas, mas qualquer forma de supressão ou exploração econômica nas áreas nativas está proibida.

Fonte: Agora MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>