WWF lança site sobre áreas preservadas no Brasil

Já está disponível para consulta por qualquer brasileiro o Observatório de Unidades de Conservação. Lançado pelo WWF-Brasil com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (autarquia federal subordinada ao Ministério do Meio Ambiente), a página (http://observatorio.wwf.org.br/ ) traz as principais características de áreas protegidas espalhadas por todo o país, incluindo estudos, mapas, gráficos, planos de manejo, legislação, fotos, bem como espécies de animais e plantas abrigados.

Um sistema de busca permite organizar informações por estados, categoria (se é parque, reserva extrativista ou área de proteção ambiental, por exemplo), esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável). O Observatório já nasce contando com 876 unidades de conservação cadastradas, sendo 572 estaduais e 304 federais.

Para Maria Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF Brasil, o observatório funcionará como fonte atualizada de informações e como um instrumento de cobrança de políticas e ações do Poder Público. “Para os tomadores de decisão, a importância das UCs (Unidades de Conservação) já deveria estar clara. Se não está, os dados mostram o capital que o país tem, o que está faltando para fazer melhor e as ameaças [às unidades]. Quando [o Poder Público] vê que só tem uma unidade em Mato Grosso do Sul que conserva o que restou do Rio Paraná, não vai ter argumentos para, naquele pedaço do rio, fazer uma obra”, disse.

Informações WWF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>